segunda-feira, 8 de abril de 2019


No passado dia 30 de março, cerca de 500 alunos de todas as escolas do concelho, participaram na marcha "Seixal, Marés de Leitura" , que decorreu ao longo da zona ribeirinha, entre a Escola Básica Paulo da Gama, em Amora, e o Parque da Quinta dos Franceses, no Seixal. Esta marcha teve como objetivo promover a importancia do livro, da leitura. Ao longo do seu 
Esta marcha teve como objetivo promover a importância do livro, da leitura. Ao longo do seu percurso, os alunos efetuaram três paragens para várias leituras. O contributo das leituras do nosso agrupamento foi no início da marcha e lemos:

“Uma casa de Palavras”, de António Mota,

 “Tudo ao contrário” e “ A cavalo no tempo “ de Luísa Ducla Soares,

No final da marcha, no Parque da Quinta dos Franceses, os alunos leram um «Manifesto à Leitura» tendo a marcha terminado com uma breve saudação aos presentes pelo Sr. Vereador da Cultura da CM Seixal e do representante da Rede de Bibliotecas Escolares.

Marés de leitura



Concursos

Olímpiadas da Língua Portuguesa

Mês dos namorados


Adicionar legenda
Adicionar legenda

Miúdos a votos


Exposição na escola

Exposição na Dgeste

Gostar de mim e gostar dos outros.

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Entrevista à professora bibliotecária... clube de jornalismo em ação.



Uma aluna do clube de jornalismo fez uma entrevista à professora bibliotecária sobre o mês internacional das bibliotecas escolares:
CJ- Quando decorrem as atividades do mês da leitura?
PB- As atividades decorrem durante o mês de outubro, com o lema"Eu amo a biblioteca escolar porque..."Mas continuaremos com este lema o resto do  ano.
 CJ- Quais são as atividades que ainda irão decorrer?
PB- No dia 22 comemora-se odia da biblioteca Escolar e vamos fazer "..10 minutos de leitura em todo o agrupamento.
CJ-Todos podem participar?
PB- Todos devem participar!
CJ- Quais são os objetivos?
PB- Os objetivos passam por criar hábitos  e aumentar o gosto pela leitura.São objetivos das professoras bibliotecárias fazer com que estas práticas sejam rotineiras, porque os efeitos são transversais nas diversas disciplinas.
CJ- Acha que os alunos vão ficar interessados nestas atividades?
PB- Sim. Há sempre interesse em participar. E porque não torná-las rotineiras.
CJ- Sabemos que veio à nossa biblioteca a escritora Margarida Pogarell. Viu interesse nos alunos?
PB-Sim. No dia 17 a escritora veio à escola e os alunos mostraram interesse em questionar a autora sobre passagens dos livros...

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Aniversário da Escola


Celebrámos o 45.º aniversário da nossa escola. O dia foi festejado com um conjunto de atividades. Desde a aula coletiva de capoeira, à fotografia de grupo de 360º, ao Quis em sala de aula e, no final da manhã, a aula coletiva de Zumba.

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Estação do livro- “ Imagens em estereoscopia (3D)”


No âmbito das atividades da estação do livro, que decorreramentre 12 e 23 de novembro entre , a EB 2,3 Paulo da Gama foi contemplada com a atividade dinamizada por Marco Taylor “ Imagens em estereoscopia (3D)”.
Após apresentação do livro, e breves considerações sobre 3D, o grupo foi induzido a praticar individualmente, na elaboração de um trabalho com imagens previamente selecionadas. No fim e com o recurso a óculos, oferecidos pelo dinamizador fomos convidados a observar as imagens em 3D, criando a ilusão de profundidade, potencializando a distância entre ambos, o que resulta no já conhecido efeito 3D.
De forma singular todos os alunos se mostraram recetivos em colaborar, mantendo sempre espectativa no decorrer da atividade pela descoberta.

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Estação do livro


A Estação do Livro irá decorrer entre 12 e 23 de novembro nas escolas do concelho.
Envolve todas as escolas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos e secundárias que integram a Rede de Bibliotecas Escolares do concelho, permitindo aos alunos a participação em diversas iniciativas, como animações de leitura e de conto tradicional, ateliês e oficinas de expressão plástica e de imaginação e expressão, teatro de fantoches, sessões interativas e de empreendedorismo jovem, jogos, música e poesia.
O objetivo é desenvolver a imaginação e a criatividade e mostrar como as histórias podem ser o ponto de partida para inúmeras atividades divertidas e de aprendizagem.
A Estação do Livro realiza-se desde 2002, tendo como objetivo promover a leitura junto dos alunos do concelho. É organizada pela Câmara Municipal do Seixal, através da biblioteca municipal, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares do concelho, mais propriamente professores bibliotecários do concelho.