terça-feira, 6 de novembro de 2018

A terra treme


A TERRA TREME, exercício nacional, realiza-se no dia 5 de novembro, pelas 11h05.
Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e procura chamar a atenção para:
ü  risco sísmico;
ü  para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.
A duração de apenas 1 minuto, durante o qual executamos os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.
O objetivo foi relembrar os procedimentos que devemos  adotar antes, durante e depois de um sismo, A nossa missão é divulguar esta iniciativa junto das crianças, das famílias, dos seus amigos e colegas de trabalho….porque TODOS gostamos de estar informados!


quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Saúde oral novamente na escola.

Com um trabalho focado na consolidação da leitura, aproveitando a diversidade de leitores, foi lido e explorado o livro "Uma Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente". Um livro lúdico, divertido, inacabado. Aproveitámos a sua temática e através da imagem do novelo infindável de pessoas, que cabem na biblioteca, surgiram as sessões relacionadas com a nossa saúde protagonizadas pela   Higienista Oral, Dr.ª Zita Avó.
As sessões direcionadas às  turmas do 5.º e  8.º anos de escolaridade decorreram entre  outubro e novembro e incidiram na temática da  Higiene Oral, projeto “SOBE. Nestas sessões, os alunos reforçaram os seus conhecimentos sobre cuidados a ter na higiene oral e a importância que a mesma representa na sua saúde em geral. Estas ações de sensibilização têm vindo a realizar-se nas bibliotecas ao longo de alguns anos e é notório o nível de informação que os alunos revelam, sendo que há turmas a necessitar de mais intervenção pelo seu peculiar comportamento e desinteresse.
Muito obrigada higienista.




segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Receção aos alunos

Este ano, as atividades de  receção aos alunos do 5.ºano,  contemplaram, como em anos anteriores, a visita   à biblioteca escolar.  Apesar do calor, o navegador e patrono da escola "Paulo da Gama" recebeu todas as turmas e conversou com todos. Contou e encantou os nossos meninos.
Fez recordar passagens importantes  da história, as quais muitos dos alunos já sabiam porque os livros contam, contam...

terça-feira, 20 de março de 2018


Durante a semana foram promovidas atividades para festejar a leitura. A biblioteca escolar foi mais uma vez um espaço de encontro, criativo, colaborativo,  de partilha de leituras, apresentações, concursos, diálogo com os leitores, o contacto com as artes e em convívio com pais.


Exposição de trabalhos:"O Rapaz de Bronze"
Exposição de Inglês :"My Family"

Exposição de Francês: " La France..."

Sessões de partilha de Leituras

Concursos


Leitura em voz Alta

Apresentações de trabalhos

Orientações de leitura

Dinamização da leitura com : Susana Filipe"

Leitura a pares

Encontro com Filipe Pinto

Jazz na escola

Concurso de leitura para pais

Leitura a par

Leitura a par

terça-feira, 6 de março de 2018

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Palestra com o árbitro João Capela

No dia 30 de novembro, a turma do 8.ºCEF participou numa palestra, na biblioteca Escolar, promovida pelo projeto EPIS. Esta atividade teve como principal orador o árbitro João Capela que  nos falou sobre o contributo do desporto para o desenvolvimento da sociedade e dos nossos objetivos.
Todos os alunos ouviram e demonstraram interesse pela palestra. Uma referência a seguir.
Obrigado João Capela.