segunda-feira, 19 de novembro de 2018
segunda-feira, 12 de novembro de 2018
Estação do livro- “ Imagens em estereoscopia (3D)”
No âmbito das atividades da estação do livro, que
decorreramentre 12 e 23 de novembro entre ,
a EB 2,3 Paulo da Gama foi contemplada com a atividade dinamizada por Marco
Taylor “ Imagens em estereoscopia (3D)”.
Após apresentação do livro, e breves considerações sobre 3D, o grupo foi induzido
a praticar individualmente, na elaboração de um trabalho com imagens
previamente selecionadas. No fim e com o recurso a óculos, oferecidos pelo
dinamizador fomos convidados a observar as imagens em 3D, criando a ilusão de
profundidade, potencializando a distância entre ambos, o que resulta no já
conhecido efeito 3D.
De forma singular todos os alunos se mostraram recetivos em colaborar,
mantendo sempre espectativa no decorrer da atividade pela descoberta.
sexta-feira, 9 de novembro de 2018
Estação do livro
A Estação do Livro irá decorrer entre 12 e 23 de novembro nas escolas do
concelho.
Envolve todas as escolas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos e secundárias que
integram a Rede de Bibliotecas Escolares do concelho, permitindo aos alunos a
participação em diversas iniciativas, como animações de leitura e de conto
tradicional, ateliês e oficinas de expressão plástica e de imaginação e
expressão, teatro de fantoches, sessões interativas e de empreendedorismo
jovem, jogos, música e poesia.
O objetivo é
desenvolver a imaginação e a criatividade e mostrar como as histórias podem ser
o ponto de partida para inúmeras atividades divertidas e de aprendizagem.
A Estação do Livro
realiza-se desde 2002, tendo como objetivo promover a leitura junto dos alunos
do concelho. É organizada pela Câmara Municipal do Seixal, através da
biblioteca municipal, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares do
concelho, mais propriamente professores bibliotecários do concelho.
terça-feira, 6 de novembro de 2018
A terra treme
A
TERRA TREME, exercício nacional, realiza-se no dia 5 de novembro, pelas
11h05.
Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil
e procura chamar a atenção para:
ü
risco sísmico;
ü
para a importância de comportamentos simples que
os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.
A
duração de apenas 1 minuto, durante o qual executamos os 3 gestos que salvam:
BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.
O objetivo foi relembrar os
procedimentos que devemos adotar antes,
durante e depois de um sismo, A nossa missão é divulguar
esta iniciativa junto das crianças, das famílias, dos seus amigos e colegas de
trabalho….porque TODOS gostamos de estar informados!
quarta-feira, 31 de outubro de 2018
Saúde oral novamente na escola.
Com um trabalho focado na consolidação da leitura, aproveitando a diversidade de leitores, foi lido e explorado o livro "Uma Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente". Um livro lúdico, divertido, inacabado. Aproveitámos a sua temática e através da imagem do novelo infindável de pessoas, que cabem na biblioteca, surgiram as sessões relacionadas com a nossa saúde protagonizadas pela Higienista Oral, Dr.ª Zita Avó.
As sessões direcionadas
às turmas do 5.º e 8.º anos de escolaridade decorreram
entre outubro e novembro e incidiram na temática da Higiene Oral, projeto
“SOBE. Nestas sessões, os alunos reforçaram os seus conhecimentos sobre
cuidados a ter na higiene oral e a importância que a mesma representa na sua
saúde em geral. Estas ações de sensibilização têm vindo a realizar-se nas
bibliotecas ao longo de alguns anos e é notório o nível de informação que os
alunos revelam, sendo que há turmas a necessitar de mais intervenção pelo seu
peculiar comportamento e desinteresse.
Muito obrigada
higienista.
segunda-feira, 17 de setembro de 2018
Receção aos alunos
Este ano, as atividades de receção aos alunos do 5.ºano, contemplaram, como em anos anteriores, a visita à biblioteca escolar. Apesar do calor, o navegador e patrono da escola "Paulo da Gama" recebeu todas as turmas e conversou com todos. Contou e encantou os nossos meninos.
Fez recordar passagens importantes da história, as quais muitos dos alunos já sabiam porque os livros contam, contam...
Fez recordar passagens importantes da história, as quais muitos dos alunos já sabiam porque os livros contam, contam...
terça-feira, 24 de abril de 2018
Subscrever:
Mensagens (Atom)







