terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Aniversário da Escola


Celebrámos o 45.º aniversário da nossa escola. O dia foi festejado com um conjunto de atividades. Desde a aula coletiva de capoeira, à fotografia de grupo de 360º, ao Quis em sala de aula e, no final da manhã, a aula coletiva de Zumba.

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Estação do livro- “ Imagens em estereoscopia (3D)”


No âmbito das atividades da estação do livro, que decorreramentre 12 e 23 de novembro entre , a EB 2,3 Paulo da Gama foi contemplada com a atividade dinamizada por Marco Taylor “ Imagens em estereoscopia (3D)”.
Após apresentação do livro, e breves considerações sobre 3D, o grupo foi induzido a praticar individualmente, na elaboração de um trabalho com imagens previamente selecionadas. No fim e com o recurso a óculos, oferecidos pelo dinamizador fomos convidados a observar as imagens em 3D, criando a ilusão de profundidade, potencializando a distância entre ambos, o que resulta no já conhecido efeito 3D.
De forma singular todos os alunos se mostraram recetivos em colaborar, mantendo sempre espectativa no decorrer da atividade pela descoberta.

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Estação do livro


A Estação do Livro irá decorrer entre 12 e 23 de novembro nas escolas do concelho.
Envolve todas as escolas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos e secundárias que integram a Rede de Bibliotecas Escolares do concelho, permitindo aos alunos a participação em diversas iniciativas, como animações de leitura e de conto tradicional, ateliês e oficinas de expressão plástica e de imaginação e expressão, teatro de fantoches, sessões interativas e de empreendedorismo jovem, jogos, música e poesia.
O objetivo é desenvolver a imaginação e a criatividade e mostrar como as histórias podem ser o ponto de partida para inúmeras atividades divertidas e de aprendizagem.
A Estação do Livro realiza-se desde 2002, tendo como objetivo promover a leitura junto dos alunos do concelho. É organizada pela Câmara Municipal do Seixal, através da biblioteca municipal, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares do concelho, mais propriamente professores bibliotecários do concelho.


terça-feira, 6 de novembro de 2018

A terra treme


A TERRA TREME, exercício nacional, realiza-se no dia 5 de novembro, pelas 11h05.
Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e procura chamar a atenção para:
ü  risco sísmico;
ü  para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.
A duração de apenas 1 minuto, durante o qual executamos os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.
O objetivo foi relembrar os procedimentos que devemos  adotar antes, durante e depois de um sismo, A nossa missão é divulguar esta iniciativa junto das crianças, das famílias, dos seus amigos e colegas de trabalho….porque TODOS gostamos de estar informados!


quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Saúde oral novamente na escola.

Com um trabalho focado na consolidação da leitura, aproveitando a diversidade de leitores, foi lido e explorado o livro "Uma Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente". Um livro lúdico, divertido, inacabado. Aproveitámos a sua temática e através da imagem do novelo infindável de pessoas, que cabem na biblioteca, surgiram as sessões relacionadas com a nossa saúde protagonizadas pela   Higienista Oral, Dr.ª Zita Avó.
As sessões direcionadas às  turmas do 5.º e  8.º anos de escolaridade decorreram entre  outubro e novembro e incidiram na temática da  Higiene Oral, projeto “SOBE. Nestas sessões, os alunos reforçaram os seus conhecimentos sobre cuidados a ter na higiene oral e a importância que a mesma representa na sua saúde em geral. Estas ações de sensibilização têm vindo a realizar-se nas bibliotecas ao longo de alguns anos e é notório o nível de informação que os alunos revelam, sendo que há turmas a necessitar de mais intervenção pelo seu peculiar comportamento e desinteresse.
Muito obrigada higienista.




segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Receção aos alunos

Este ano, as atividades de  receção aos alunos do 5.ºano,  contemplaram, como em anos anteriores, a visita   à biblioteca escolar.  Apesar do calor, o navegador e patrono da escola "Paulo da Gama" recebeu todas as turmas e conversou com todos. Contou e encantou os nossos meninos.
Fez recordar passagens importantes  da história, as quais muitos dos alunos já sabiam porque os livros contam, contam...